ESCOLA MUNICIPAL DE
ENSINO FUNDAMENTAL NOVO DESTINO
PROJETO: CULTURA
E
IDENTIDADE
ALCOBAÇA-BA
2013
ESCOLA MUNICIPAL DE
ENSINO FUNDAMENTAL NOVO DESTINO
ELENICE MOTA
DIRETORA DA ESCOLA
EMEF NOVO DESTINO
SELMIRAN BORGES
COORDENADORA PEDAGÓGICA
DA ESCOLA
JIDALVA LIANDRO E
NILSON FONSECA
COORDENADORES DO
PROJETO
_ PEDRO PORTELA DOS SANTOS______
PRESIDENTE DO GRUPO
DE CAPOEIRA MANGANGÁ.
Projeto apresentado ao Minc/mec., para
inclusão da Escola Municipal de ensino fundamental Novo Destino ao programa
Mais Cultura do governo federal.
ALCOBAÇA-BA
2013
EIXOS TEMÁTICOS OS QUAIS SERÃO
DESENVOLVIDOS JUNTOS AO PROJETO MAIS CULTURAL NA ESCOLA.
ü
Cultura-afro e a identidade cultural da
comunidade local e adjacente.
ü
Promoção Cultural e pedagógica em espaços
culturais.
ü
Memória, identidade e vínculo social.
ü
Tradição oral, musical e produção artística.
OBJETIVOS GERAIS
ü
Almejamos resgatar as tradições culturais
existentes na comunidade local e vizinhança, podendo proporcionar a
valorização, o resgate e a interação de princípios, valores e saberes tanto da
comunidade, quanto da escola e da fundação de parceria.
ü
Proporcionar a construção de uma nova visão do
papel e da função da escola na formação do cidadão, demonstrando a importância
do saber acadêmico escolar, assim como o valor das tradições orais e culturais
da comunidade. Desse modo, queremos construir uma nova relação entre escola,
alunos e comunidade, despertando em ambos os grupos um novo conceito de
educação, cultura e valores sociais.
ü
Construir um saber participativo e interativo
entre as varias experiências: escolar, comunitária, bem como da ONG parceira do
Mestre Mangangá.
ü
Pretendemos ao longo deste projeto de suma
importância tanto para cultura quanto para a educação demonstrar que é possível
envolver diferentes grupos, cada um com o seu modo de ser e viver em um único
objetivo que é elevar a qualidade do ensino, da aprendizagem e do interesse
comum pelos valores culturais, local e regional.
ü
Fomentar na comunidade local e regional
uma nova forma de ver e interpretar os costumes e saberes dos povos de origem
afrodescendentes, bem como reconhecer a influência dos mesmos na formação do
povo brasileiro. (Lei Federal 10639 de 2003) que incentiva o ensino de história
e cultura afro-brasileira nas escolas.
ü
Estimular o pluralismo cultural e a
experiência entre a comunidade local do Emef Novo Destino, a vivência e a prática
da ONG Grupo de Capoeira Mangangá, que com sua sapiência e pratica pedagógica
nos ensina a sermos inclusivos e multiculturais.
ü
Em
suma, seguindo tais princípios será possível associar as ideias inclusivas e
criativas do projeto cultural com a proposta do PPP da escola que deseja
configurar uma educação inovadora, inclusiva e construtiva, dando valor, vez e
voz a todas as pessoas.
JUSTIFICATIVA
A comunidade Escolar do
Povoado de Novo Destino, município de Alcobaça, estado da Bahia juntamente com
os moradores e a parceria com a ONG Projeto Capoeira Mangangá almejam
implantar nesta comunidade o projeto “Mais Cultura” do Minc/mec., para que
venha incentivar práticas: Culturais, artísticas, lúdicas e esportivas com o
intuito de desenvolver em nossas crianças e adolescentes um espírito educativo,
cooperativo e participativo, assim como, despertar melhores perspectivas para o
futuro educacional, profissional e comunitário, uma vez que a evasão escolar e
o baixo rendimento tem sido um dos maiores desafios existentes em nossa
realidade educacional. Desse modo,
almejamos com este projeto resgatar as tradições afro-brasileiras existentes em
nossa comunidade como: a capoeira, o maculelê, reisados e danças tradicionais
como o samba de coro. (um ritmo que nasceu nas senzalas da região no período
escravocrata.)
A nossa realidade educacional tanto a nível local quanto municipal é
preocupante, tendo em vista que, o nosso IDEB é um dos mais baixos da região e
pede socorro, portanto, acreditamos que um projeto sociocultural como este
poderá alavancar o rendimento dos nossos alunos, bem como elevar a qualidade
educacional da região envolvida com o projeto. Outro aspecto importante a ser
refletido é a falta de perspectiva dos nossos jovens, falta escola de
qualidade, falta lazer e entretenimento nos finais de semana, a inexistência de
emprego, trabalho e renda fixa, muitas vezes conduz a juventude para caminhos
errôneos como o mundo das drogas e da criminalidade. Deforma que, um trabalho
com tal relevância como este que pretendemos realizar irá despertar muitos
talentos, reflexões e perspectivas por parte de todos os cidadãos envolvidos.
Optamos em trabalhar as tradições
culturais afro-brasileira no projeto mais cultura, tendo em vista a relevância
e importância do tema para a educação e formação da história e da memória da
comunidade local e regional, uma vez que, em nossa região 60% da população é
tão somente de origem afro descendente.
Portanto, uma vez discutido e escolhido o tema, a nossa expectativa é
valorizar e preservar a história, principalmente da vizinha comunidade
Quilombola do Portela, a qual é a comunidade mais antiga da região e é
portadora de muitas manifestações culturais como, por exemplo: o grupo de
capoeira Mangangá, o terno de reisado “Boi de janeiro” e a tradicional
Quadrilha do Portela, entre outros saberes e fazeres não descritos.
Esta comunidade nasceu nos fundos da antiga Fazenda colonial Nova
Jerusalém, conhecida como fazenda Lagoa Encantada, foi doada pela coroa
portuguesa a família Medeiros de Almeida pelos idos de 1780, sendo a primeira
fazenda da região em um raio de 100 km, em síntese, os primeiros desbravadores
da região chegaram junto com as famílias portuguesas em navios negreiros pra
trabalhar para as famílias e servir
coroa portuguesa, contudo, com a criação da lei de ventre livre e tempo mais tarde a lei do sexagenário muitos
ex-escravos fixaram-se nos fundos da fazenda e construíram ali a comunidade do
Portela, no inicio, segundo os mais antigos moradores, as pessoas se casavam
com os próprios primos, uma que vez não era permitido o casamento inter-racial.
Em suma, o resultado disso é que
a maioria das pessoas são descendentes de um único tronco familiar: a família
portela, família costa, família bananeira, família soares, santos Brasil entre
outras mais, o mais importante é que esta comunidade deu origem a tantas outras
com grande presença de negros e afrodescendentes : comunidade do papagaio,
Itaitinga, apaga fogo, Caxangá, canta galo, pequi, São benedito entre outras. Atualmente 95% da população desta região vivem
da agricultura familiar e da criação de animais para a própria sobrevivência, a
maioria das terras da região foi ocupada por uma grande empresa multinacional
de celulose, de modo que sobrou uma pequena parte de terras cultiváveis para a
população local cultivar alimentos de subsistência. Inclusive muitas famílias
nativas venderam as suas terras e hoje vivem amontoadas nos povoados da
vizinhança.
Desse modo, almejamos cooperar para melhor compreensão e aceitação da
nossa identidade cultural, procurando contribuir com o resgate da história
cultural de Alcobaça e da nação brasileira. Segundo Mota, 2010, a finalidade da
história e da educação é responder as carências humanas embasadas por meio de
um conhecimento elaborado por diversas interpretações históricas, constituídas
por teorias que indicam as exigências dos sujeitos históricos e possibilitam
agir no presente e fazer planos para o futuro. (... p.04). Em suma, queremos
contribuir para que um dia possamos ser um Brasil melhor, todavia, sabemos que,
o melhor caminho para fazermos uma nação diferente é a educação.
A nossa escola é considerada pequena, temos pouco mais 100 alunos, somos
uma escola rural, a maioria da população é composta de pequenos agricultores,
além de atender a comunidade local, a nossa escola atende alunos de outras
comunidades vizinhas: Fazenda Contra Eva, Fazenda Sossego, fazenda pião do meio
e etc. Temos um grupo de 08 professores e temos muitas dificuldades e
deficiências estruturais, contudo, apesar das dificuldades acreditamos que
somos e estamos motivados em fazer a diferença e contribuirmos para a melhoria
da nossa educação, história e memória local.
A fundação Parceira, “Grupo de Capoeira Mangangá”
tem uma rica experiência em projetos socioculturais tendo em vista que esta ONG
realiza há mais de 20 anos projetos socioeducativos na vizinha comunidade
Quilombola do Portela, onde são atendidas mais de 50 crianças em diversos
projetos culturais como: oficinas de artesanato, capoeira, maculelê, Folia de
Reis, a Quadrilha de São João do Portela entre outras manifestações culturais.
Portanto, tendo em vista, a experiência e o empenho desta ONG, resolvemos fazer
esta parceria para a realização dos serviços. Acreditamos que a dedicação e
experiência que os voluntários da ONG parceira irá complementar a caminhada e o
concretizar o nosso plano pedagógico e socioeducativo para melhorar a qualidade
da educação. O objetivo de Mestre Mangangá com o seu trabalho é formar cidadãos
melhores, com um conceito de educação e cultura diferenciado, assim como,
evitar que os jovens daquela comunidade se envolvam com drogas e crimes.
Esperamos que o nosso alvo principal, a comunidade local em geral possa
assimilar de forma educativa e formativa o nosso projeto de educação e cultura,
uma vez que, a comunidade vive tempos difíceis em relação à construção da identidade
cultural, da valorização dos saberes, da construção do respeito mútuo e etc.
valendo dizer que a falta de opções recreativas em nossa comunidade é muito
grande, de forma que, atividades como estas irão motivar, inovar e pulsionar a
comunidade local.
METODOLOGIA
(o que será desenvolvido).
A escola Emef Novo Destino juntamente com a ONG parceira, iremos implantar
um grupo de capoeira e um grupo de
Maculelê na comunidade de Novo Destino com o intuito de incentivar a
participação principalmente dos alunos que estudam no Emef, porém, o projeto
será muito mais abrangente e irá além dos muros da escola.
Concomitante ao andamento do projeto será criado também um grupo de
percussão de ritmo afro, tendo em vista que, com a música poderemos trabalhar a
expressão corporal, a coordenação psicomotora, a valorização da cultura e da
memória tradicional e musical. Além do mais usaremos tais meios como
instrumentos pedagógicos para a interação e crescimento intelectual, social e
humano dos alunos.
Será desenvolvido um grupo musical usando e recriando as músicas
tradicionais em forma de poesia cantada e falada, seja em forma de repente,
cordel ou cantada em grupo nos moldes do samba de coro. (ritmo que nasceu nas
senzalas e é matriz original do samba atual.) Os grupos terão espaços para
treinamento e aperfeiçoamento das habilidades e consequentemente farão
apresentações em espaços públicos em geral.
Iremos desenvolver oficinas de desenhos, pinturas e a fabricação de
materiais artísticos da região que retratem a nossa história e memória local:
como o modo de vida do povo, as suas crenças, seus valores, a sua culinária,
seu modo de falar, de se vestir e etc. A festa do “Boi de Janeiro” se constitui
de muitos personagens como exemplo: o boi, a loba, uma bandeira, o vaqueiro e
entre outros personagens que poderão ser reproduzidos nas oficinas artísticas.
COMO
SERÁ DESENVOLVIDO O PROJETO
Na implantação do
nosso projeto iremos dar prioridade às pessoas da comunidade, principalmente
aqueles que sabem fazer alguma coisa relacionada à cultura local, levando em
consideração o saber acadêmico e o saber popular, de forma que a junção desses
valores e saberes irá incrementar a nossa “sopa” cultural enriquecendo ainda
mais o nosso plano de ação, em cada sub-eixo relacionado ao projeto será
contratado um profissional da área para complementar o conhecimento da
comunidade local seja dos alunos, professores, tutores e instrutores e etc., de
modo que, a ONG parceira ficará responsável em ceder um profissional de cada
área, de acordo com o potencial do grupo, assim como, segundo a necessidade da
escola, para complementar o treinamento dos demais parceiros cedidos pela
escola, de certo que, cada funcionário será remunerado pelo seu trabalho
prestado, o projeto será implantado assim:
ü Formação
de três grupos de capoeira e maculelê, estes grupos serão formados de acordo a
idade e série. Todos os encontros serão semanais, em horários opostos ao de
estudo.
ü Será
criado um grupo de música e teatro envolvendo alunos de varias idades,
encontros duas vezes por semana.
ü Com
aqueles alunos que tiverem interesse será formado um grupo de dança folclórica,
valorizando a cultura afro-brasileira, também serão realizados encontros
semanais.
ü Outro
grupo será formado para a confecção de peças artesanais que remetem a história
e cultura da comunidade regional, encontros duas vezes por semana.
ü O
grupo de percussão será desenvolvido de acordo com o interesse e o potencial
dos alunos, tendo encontros duas vezes por semana.
ü Cada
grupo terá quatro horas de aulas semanais de capoeira e mais uma hora de
maculelê. Dando um total geral de 15 horas.
ü As
aulas de música, teatro, dança, artesanato e percussão serão ministradas 04
horas/aulas por semanas de acordo com a necessidade dos alunos e a
disponibilidade dos monitores.
Cada oficina irá envolver os alunos, um professor coordenador,
colaboradores da comunidade e um profissional de cada área específica que irá
ministrar o treinamento principalmente dos monitores, tanto o treinamento,
quanto a realização das oficinas serão ministradas em horários opostos ao turno
de estudo dos alunos, tendo em vista que, jamais poderemos atrapalhar o
cronograma curricular e o itinerário pedagógico da unidade educacional.
Faremos uma pesquisa de campo antes da implantação do projeto, iremos
ouvir os moradores da comunidade em forma de entrevista, principalmente os mais
velhos os quais terão muita experiência para partilhar sobre o conhecimento da
história e memória local. Os alunos irão visitar as antigas fazendas da região,
principalmente aquelas onde antes eram antigos Quilombos, bem como, as fazendas
onde os nossos antepassados foram escravizados, o intuito é reescrever uma nova
história, usando o passado para refletir o presente e planejar o futuro, o
objetivo é fazer com que os jovens sejam protagonistas do seu próprio futuro e
redesenhe a história e preserve a memória.
Dois locais serão primordiais para que os alunos conheçam: a fazenda
Nova Jerusalém, onde ainda hoje se encontram preservados: a casa grande, a
senzala e o engenho onde os negros faziam “rapadura” e até hoje, ainda se faz o
doce da mesma forma artesanal que os escravos faziam, usando a palha da banana
para embrulhar o doce. A panela onde se fazia a comida dos escravos ainda se
encontra lá. Existem também outras duas fazendas do período colonial que deve
entrar no roteiro do projeto de visitas: Fazenda Angelim e a fazenda Cascata
ambas pertencem ainda às mesmas famílias do período colonial, na fazenda Cascata
existe o Museu Quincas Neto, onde é mostrado um pouco da História e memória das
elites dominantes da região.
Estes locais serão visitados e
faremos apresentações e exposições dos trabalhos. Existe um memorial feito
pelos escravos em local de difícil acesso próximo a fazenda Angelim, segundo os
antigos moradores, este monumento feito de tijolos de barro era o local onde os
negros se reunião para fazer as suas orações e preces livre da perseguição dos
brancos, tentaremos pelo menos localizar este monumento e tirar fotografias do
mesmo para exposição, se possível será feito uma réplica do memorial e se será
exposto em praça pública, esta seria a melhor forma de preservar a história e a
memória local.
No campo do teatro, aspiramos recriar uma peça teatral com o tema “Maria
Tapioca”, onde dizem os mais velhos que uma escrava muito bela foi comprada
pelo seu senhor, a moeda usada na época
foi um saco de tapioca, por isso, a mulher ficou conhecida como Maria tapioca,
esta linda mulher, negra e escrava teve cinco filhos com o seu senhor, era “tão
amada” que a escravidão acabou e Maria Tapioca continuou morando na fazenda,
ainda hoje seus antepassados moram na comunidade do Portela.
Se necessário, iremos alugar um espaço privado para alojar os nossos
equipamentos de trabalho, mas isto só irá acontecer se não houver espaço na
escola, sabendo que esta possibilidade existe, uma vez que, a nossa escola é
minúscula.
HAVERÁ
ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE LOCAL?
Da comunidade local serão envolvidas varias pessoas, por exemplo, iremos
contratar pelo menos dois mestres de capoeira para ensinar e disseminar os
valores e ritmos da capoeira e do maculelê. A comunidade local será inserida no
projeto, uma vez que iremos usar a praça da comunidade para fazermos
apresentações musicais, saraus, roda de capoeira e etc. iremos comprar
materiais que serão usados na confecção de materiais, na confecção de
uniformes, se necessário alugaremos um espaço privado para alojar nosso
material, usaremos os meios de transporte existentes na comunidade para
realizarmos viagens, tanto para a formação dos monitores, quanto para a
apresentação em espaços públicos como: museus, teatros, escolas, hospitais,
asilos, igrejas e etc. A contratação de professores de percussão, de desenho e
de artes plásticas serão indispensáveis na implantação do projeto, a prioridade
será dos moradores da comunidade, caso eles não tenham formação veremos a
viabilidade de um curso de capacitação, para melhor incluir a comunidade local
no plano de trabalho.
QUAL
A RELAÇÃO ENTRE O PROJETO PROPOSTO E O PPP DA ESCOLA?
O nosso PPP prioriza a valorização dos princípios de inclusão social, da
diversidade cultural, respeito mútuo a todas as pessoas sem distinção alguma,
prioriza a interação da comunidade com a escola, fazendo com que o aluno
sinta-se integrado com a realidade que o cerca. A coletividade, cooperação, a
integração de todos os funcionários comprometidos com uma única causa, a
formação cidadã, de todos os sujeitos inseridos na comunidade escolar, de modo
que podemos perceber uma forte ligação de princípios e prioridades tanto do
PPP, quanto deste projeto relacionado a formação e melhoria da qualidade do
nosso ensino, e como consequência de tudo isso, teremos a melhoria dos valores
e conceitos tanto da educação, quanto da comunidade em geral.
O Projeto Politico Pedagógico da escola almeja possibilitar a inclusão
social dos alunos a partir da educação, assim como, o projeto cultural que
estamos projetando deseja incluir os alunos na realidade educacional usando a
cultura e a arte Afro como meio para atingir este fim. Portanto, ambos os
projetos tem uma relação intrínseca quando se refere a perspectiva de inclusão
e interação multidisciplinar e multicultural. Assim sendo, acreditamos que
iremos conseguir configurar o nosso projeto cultural com plena comunhão e
ligação com a nossa proposta pedagógica escolar.
HAVERÁ
PRODUTO AO FINAL DESTA PARCERIA ENTRE ESCOLA E A FUNDAÇÃO CULTURAL? (exposição,
vídeo, peça teatral).
Os nossos trabalhos serão registrados com fotografias e será criado um
Blog para fazermos uma exposição tanto na escola, quanto virtualmente, as
fotografias serão tiradas nas oficinas de aprendizagem, nas apresentações em
espaços socioeducativos e nos cursos de formação dos monitores.
Iremos produzir um vídeo amador principalmente das apresentações de
capoeira e maculelê. Os ensaios e apresentações do grupo de percussão serão
filmados e os melhores momentos serão compartilhados nas redes sociais:
blogger, facebook, twitter e etc. Produziremos pequenas peças teatrais, assim
como apresentações musicais falando dos contos e mitos folclóricos da região.
PLANO
DE TRABALHO DETALHADO.
NÚMERO
DE ALUNOS ENVOLVIDOS:
150 alunos, incluindo os
que já se encontram no ensino médio, contudo moram na comunidade. Além dos
alunos serão coadjuvantes os moradores da comunidade, pais, mães, jovens
adultos e crianças em geral.
FUNCIONÁRIOS
DA ESCOLA ENVOLVIDOS NO PROJETO:
Será envolvido todo o corpo
docente da escola, que irão discutir elaborar e executar o projeto junto com a
ONG parceira. No total de 14 funcionários, entre professores, diretores,
coordenador e colaboradores.
OUTROS
COLABORADORES
Professor
de Capoeira: 01 Profissional.
Professor
de Percussão: 01 Profissional.
Professor
de Artes: 01 Profissional.
Professor
de artesanato: O1 Profissional.
Professor
de teatro, música e dança: 01
Obs.
o valor a ser repassado para a ONG parceira será de acordo com o número de
profissionais que serão deslocados para colaborar com o projeto no distrito de
Novo Destino, acreditamos que a maioria dos profissionais envolvidos no projeto
serão cedidos pela ONG, os demais profissionais serão da comunidade local e se
caso necessário convidaremos pessoas das comunidades vizinhas.
RESULTADO ESPERADO.
A nossa perspectiva em relação a este projeto é a mais otimista
possível, esperamos transformar a nossa realidade educacional, cultural e
social vindo fortalecer os laços culturais da escola com a comunidade e
principalmente dos grupos culturais da vizinhança. Esperamos e contamos com o
apoio da comunidade local: igrejas, associações de agricultores, empresas de
celulose, em fim, contamos com a compreensão e o apoio de todos para o sucesso
deste trabalho.
Por se tratar de um trabalho de resgate da história e cultura afro,
tememos que sejamos mal interpretados, seja por pessoas sem conhecimento de
causa, ou por algum grupo religioso, contudo, nossa intenção não é levantar
bandeira de credo religioso algum, ao contrário, queremos apenas valorizar a
história dos povos afrodescentes, e consequentemente apreciar a diversidade. Portanto, acreditamos na laicização do estado,
destarte, a escola como representante do estado também deve ser laica, ou menos
ser neutra em relação a credos e verdades religiosas. Estamos elaborando este
trabalho tão diferente, porque acreditamos em um Brasil multicultural, onde
todos, sem distinção de cor, credo ou raça sejam tratados com princípios de
igualdade, respeito e liberdade perante a sociedade, uma vez que no mundo tem
espaço para todos, sendo esta a vontade de Deus, “que todos tenham vida em
abundância”.
Esperamos contribuir com este
trabalho para melhor conscientizar as pessoas acerca da importância, bem como
da contribuição da cultura africana na formação do povo brasileiro, em fim, sabemos
que apesar das tentativas de segregação racial que houve durante o processo
histórico, sabe-se que cinquenta e três por cento da população brasileira, se
declaram negros ou pardos. Portanto, a
mentalidade do brasileiro está mudando, principalmente quando as pessoas passam
a aceitar as suas origens étnicas, a autoestima e a identidade de nosso povo
crescem e enaltecem a nossa nação brasileira, mostrando que temos valores e
princípios tão somente brasileiros com resquícios de vários povos.
A cultura brasileira, por exemplo,
é a alma do nosso povo, uma vez que a expressão cultural reflete aquilo que
realmente somos. A demonstração cultural é também uma forma de resistência,
imposição ou resposta a um sistema ideológico. No Brasil, por exemplo, existe
uma diversidade cultural muito grande, afinal, a nossa sociedade é uma
mesclagem de três elementos diferentes; o negro, o branco e o índio, de modo
que, tal fusão cultural originou-se uma cultura singular, o povo brasileiro. Desse
modo, a cultura é um valor imaterial que deve ser preservado como o mais
sublime patrimônio de um povo, tendo em vista que os costumes em geral revela a
face de uma sociedade, por via da cultura podemos entender o presente, o
passado, bem como pressupor o futuro de uma pátria, haja vista que, a força cultural
que cada povo tem é sem dúvida um forte pilar na estrutura social, tendo grande
relevância na formação do caráter e do modo de vida de um grupo, uma vez que a existência precede a essência, ou
seja, antes de um sujeito ser um ente social e cultural, ele precisa existir
para ser transformado e formado culturalmente, em síntese, vir-a-ser.
Em suma, os nossos documentos etnográficos dão pouca
ênfase ao elemento negro na formação da nossa brasilidade, o que leva muitas pessoas
a negarem as suas origens, muitos afirmam somente que são morenos ou pardos, e
isto remete a uma origem indígena e não africana, haja vista que a memória do passado escravocrata tem sido esquecida em
detrimento de uma cultura de imigrantes europeus, isto reflete a negação da
nossa memória histórica. Nesse sentido, a memória é um elemento presente nas
sociedades e é carregado pelos grupos de homens e mulheres e fundamentam sua
identidade. A memória pode ser evocada por estes grupos de acordo com seus
interesses, e por isso suscetível a manipulação. Também Pode ser esquecida,
dependendo do local e do que ela traz a tona.
É muito comum
encontrar um silenciamento nas sociedades que virão de perto horrores da
guerra, torturas e etc., assim, no esquecimento e no vazio da memória se
esconde na lembrança que luta pra ser esquecida. No Brasil, podemos citar o
exemplo do mito da democracia racial, que se tornou uma memória forjada por uma
elite dominante, que manipulou durante quase um século a história de homens e
mulheres negras, que apenas agora, por meio da luta dos movimentos sociais, tentam
conquistar o espaço e a inclusão social.
Em suma, a memória opera na esfera da lembrança e do esquecimento, de
acordo com os interesses dos grupos sociais.
CRONOGRAMA
DE AÇÃO.
Junho
de 2013
|
Julho de 2013
|
Agosto
de 2013
|
Setembro
de 2013
|
Outubro
de 2013
|
Novembro
de 2013
|
Dezembro
de 2013
|
Discursão
e elaboração do projeto.
Visitas
a projetos culturais.
|
Celebrado
a parceria entre escola e ONG.
|
Previsão
orçamentaria dos custos do projeto e compra dos materiais.
|
Contratação dos profissionais.
Divisão de tarefas e metas.
|
Inicio dos trabalhos com os
alunos.
|
Supervisão
e avaliação dos grupos junto a escola.
|
Apresentação
dos trabalhos em escolas e eventos da cidade.
|
Fevereiro
de 2014
|
Março
de 2014
|
Abril
de 2014
|
Junho de 2014
|
Julho
de 2014.
|
Agosto
de 2014
|
Setembro
de 2014
|
Retorno aos trabalhos e planejamento
do semestre.
|
Aprofundamento e treinamento
dos grupos de capoeira e percussão.
|
Apresentação de dança, música e
poesia.
|
Tradicional quadrilha de São João
e feira do artesanato.
|
Apresentação em escolas
vizinhas. Festival de cultura na comunidade do Portela.
|
Concerto na praça da cidade do
grupo de percussão.
|
Continuação do projeto. A
continuação dependerá dos recursos disponíveis.
|
Obs.:
os trabalhos continuaram com os grupos de acordo com a possibilidade financeira
do projeto e da escola.
PREVISÃO
ORÇAMENTÁRIA.
I.
Aquisição de material de consumo, (alimentação para
o pessoal de apoio).
Total: $ dois mil reais.
II.
Contratação de serviços culturais necessários às
atividades artísticas e pedagógicas.
Contratação de um mestre de
capoeira e maculelê para realizar o serviço durante seis meses, total:$ três mil
reais.
Contratação de professor de
percussão para realizar o serviço durante curso.
Total: carga horária de 10 horas
semanais em seis meses: $ dois mil e quinhentos reais, em seis meses.
Contratação de professor de artes
e oficinas artesanais: $ mil e cem reais.
Contratação de professor de dança
e teatro: $ mil duzentos reais.
Contratação de professor de
músicas tradicionais: $ novecentos reais
III.
Contratação de serviços diversos relacionados às
atividades culturais.
Confecção de uniformes para os
alunos e profissionais envolvidos diretamente no projeto: $ três mil reais.
Locação de um imóvel para dar
apoio ao projeto, uma vez que nossa escola é minúscula: $ seiscentos reais.
IV.
Locação de instrumentos, transporte e equipamentos.
Aluguel de ônibus: $ setecentos
reais.
Custeio de despesas de passagens
dos coordenadores e pessoal de apoio: $ mil reais. (A localização geográfica da
comunidade de Novo Destino fica a uma distância de 20 quilômetros do asfalto,
isto irá nos dificultar na locomoção dos profissionais, por isso, teremos esta
previsão de custeio de despesas do pessoal de apoio)
V.
Aquisição de materiais permanentes.
Compra de equipamentos
instrumentais para montar o grupo de percussão: $ dois mil reais.
Compra de instrumentos para o grupo de capoeira: $
dois mil reais.
REFERÊNCIAS
BRASIL, Secretaria de Educação Básica: Brasília, 2008.
(Parâmetros curriculares para a educação Básica).
_________ Parecer No. CNE/CP 3/2004. Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o
Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC
Ministério da Educação.
_________ Parâmetros Curriculares Nacionais. Área de
Linguagens e Códigos e suas
Tecnologias. Brasília: MEC. 1998ª
_________ Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais: terceiro
e quarto ciclos: apresentação dos
temas transversais. Brasília: MEC/SEF. 1998b
.
BORDONAL, Guilherme, Cantiere. Povo,
Religião e cultura. São Paulo, Person Education, 2009.
CARVALHO, João de. O Cantor dos escravos: Castro
Alves, Instituto Nacional do Livro, T. A. Queiroz, Brasília, 1989
CONRAD,
Robert. Os últimos anos da
escravatura no Brasil. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1978.
FREYRE, Gilberto. Casa Grande
& Senzala: formação da família brasileira sob o regime de economia
patriarcal. Rio de Janeiro: Maia & Schmidt, 1933.
MOTA, Mirian Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2005.
RIBEIRO, Darcy. O
processo Civilizatório: Etapas da Evolução Sociocultural. 10º ed.,
Petrópolis: Vozes, 1987.
_____________. As Américas e a Civilização: Processo de Formação e Causas do Desenvolvimento Cultural Desigual dos Povos Americanos. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1970.
_____________. O Dilema da América Latina: Estruturas de Poder e Forças Insurgentes. 5º ed., Petrópolis: Vozes, 1988.
_____________. Os Brasileiros: 1º. Teoria do Brasil. Editora Paz e Terra, 1972.
______________. O Brasil como Problema. 2º ed., Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.
_____________. O Povo Brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. 2º ed., São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
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